Não passe vergonha no amigo secreto.

Está aberta oficialmente a temporada de amigo secreto! Dicas para você não se passar.

Erika Souza

Estudantes entrando de férias escolares, decoração de natal das vitrines das lojas… Vocês sabem o que isso significa?
Isso mesmo: está aberta oficialmente a temporada de amigo secreto!

E os sorteios acontecem em todo lugar: Na faculdade, no trabalho, com os amigos de infância, na família, na família do namorado/a… A sua agenda fica lotada dessas confraternizações. A brincadeira é uma forma de celebrar o fim do ano e todo mundo poder ganhar presente. Além de muito divertido o amigo secreto te exime da necessidade de ter que comprar presentes para todos os seu colegas de trabalho, por exemplo.

amigo-secretoPor mais interessante que pareça minha defesa à brincadeira, nem todo mundo curte muito participar e algumas pessoas revelam, inclusive, traumas com amigo secreto. As frustrações são variadas: entre receber um presente que não era do seu agrado, dar um presente que não era do agrado do seu amigo secreto ou simplesmente a pessoa que sorteou o seu nome não comparecer no dia da solenidade de troca de presentes.

Como uma grande entusiasta da brincadeira, listei aqui algumas dicas de como superar essa temporada com memórias agradáveis e sem ser considerado o antissocial da turma.

1 – Conheça as regras do sorteio que está participando, em geral a turma que organiza estipula um piso em relação ao valor do presente. Respeite esse valor.

2 – Não ostente no presente. Se o piso é R$50,00 comprar um presente de R$1.000,00 vai criar uma situação de desconforto com os demais participantes. Caso tenha o desejo de presentear alguém com algo valioso, entregue o presente fora da brincadeira.

3 – Procure saber o gosto do seu sorteado. É interessante saber se não está presenteando com algo que ele seja alérgico ou que ofenda a sua religião, por exemplo. Itens para o escritório ou para o hobby costumam ter menos margem de erro. Na dúvida use o bom senso, ele sempre cai bem.

4 – Deixe a turma saber o que você gostaria de ganhar. Lembre-se de não pedir o presente explicitamente, isso é de muito mau gosto. Também é bom lembrar que o intuito da brincadeira é divertir os participantes, portanto, não se deve pedir nada muito complicado ou raro de achar.

5 – Se houver algum contratempo que lhe impeça de comparecer a solenidade, designe alguém de sua confiança para ser seu portador. Faça um cartão afetuoso para que seja lido pelo seu porta-voz no momento que ele entregar o seu presente.

Amigo secreto

6 – Se a modalidade da sua brincadeira for Amigo Surpresa, procure comprar algo que seja do gosto da grande maioria. Adquirir algo específico pode causar surpresa desagradável para você e seu sorteado.

7 – Vale-presente mostra falta de carinho em escolher algo que realmente agrade o seu convidado.

8 – Se comprou pela internet ou encomendou por outro meio e no dia da entrega não chegou? Corra e procure outro presente. Da próxima vez encomende em um lugar mais prático.

9 – Caso receba um presente do seu desagrado apenas agradeça. Por mais que você tente disfarçar, a linguagem corporal já terá demonstrado seu desgosto. Porém, se a pessoa for ofensiva ou der um presente pejorativo, não diga nada. O silêncio é uma poderosa e elegante resposta. Também não comente com os outros amigos sobre não ter gostado. É de muita indelicadeza.

10 – Caso o seu sorteado seja alguém que você não tenha afinidade, segure o folego e siga em frente. Ficar pedindo ao colega pra trocar o sorteado é agressivo. Empatia é sempre uma boa regra.

Lembre-se que o presente de amigo secreto é para a pessoa gostar e usar, e não para fazer bonito com o restante das pessoas, e pesquisar um pouco os gostos da pessoa, só irá demonstrar que você realmente se importa com ela.

Vamos aumentar a conversa? Comente este artigo.