Memes: Chega de lutar contra

As redes sociais foram feitas para conectar pessoas. Todas as pessoas e como diz alguns amigos: todo tipo de pessoa.

Erika Souza

As redes sociais foram feitas para conectar pessoas. Todas as pessoas e como diz alguns amigos: todo tipo de pessoa.

Não preciso usar aquele exemplo sofrido dos dedos das mãos para fazer a analogia que somos diferentes né? Essa é grande sacada da humanidade, sermos diferentes. Todos os dias a internet nos oferece memes e mais memes para a nossa alegria. Há pessoas que temem virar meme e há aquelas que sonham com o dia que sua imagem seja usada como motivo de diversão pela rede mundial de computadores.

Oi, oi, oi!

Mas, para que fique bem lúdico, copiei essa definição:

Meme é um termo grego que significa imitação. O termo é bastante conhecido e utilizado no “mundo da internet”, referindo-se ao fenômeno de “viralização” de uma informação, ou seja, qualquer vídeo, imagem, frase, ideia, música e etc, que se espalhe entre vários usuários rapidamente, alcançando muita popularidade.

Certo, mas há memes muito chatos! Sim! Assim como há músicas insuportáveis que colam na nossa mente e ficam se repetindo em loop. A grande vantagem do meme é que eles tem vida útil e geralmente muito curta. Muito mais chato que meme chato são os que travam luta  contra memes, sabendo que daqui dois dias ninguém nem vai lembrar mais deles. Segundo o DataBuzz, “Juliana cadê meu óculos” foi uma frase dita por pelo menos metade dos brasileiros em 2015.

Juliana, meu óculos

Essa que vos escreve, a maior blogueira que você respeita, também já teve vontade de fechar a internet por causa de memes.

Já aconteceu de eu passar um dia fora do ar e quando me conectei tava rolando memes que eu não tinha a menor noção do que se tratava.

Muitas vezes a zueira mememiza assuntos importantes e em algumas situações o meme fica mais famoso que o próprio fato em si.

191715-fatima-bernardes-e-william-bonner-anunci-950x0-2

Outro fato que causa bastante indignação é quando um meme chega até você em forma de spoiler. Eu, particularmente, odeio spoiler, mas internet não tem culpa se você não está atualizado com sua série favorita. Sim, todo mundo morre no final.

meme-got

Com o intuito de ser descolado, e ficar bem com os usuários, muitas marcas adotam memes em suas ações. Para isso deve ser avaliado: o público da marca, o timing do meme e as questões de direito de uso de marca. Errar a mão em uma ação dessa pode trazer uma péssima conversão que nem os gifs da Gretchen seriam capazes de salvar.

Mas fique de boas, os memes de 2015 são lembrados com saudosismo e os de 2010 quase nem são lembrados. Os memes são distribuídos rapidamente por todas as redes sociais numa velocidade incontrolável. Mesma velocidade que leva ao seu fim.

Então, quando tiver vontade de sair excluindo suas contas nas redes sociais por causa do meme da semana, lembre-se: o da próxima semana pode ser mais legal e você pode se viciar e ser você quem vai encher o saco do seus amigos, seu louco.

luiza-msn

Mas e ai, qual o meme que mais te divertiu e o que mais te encheu o saco? Deixa ai nos comentários (pelamorde, não me deixem no vácuo, isso magoa as pessoas).

Vamos aumentar a conversa? Comente este artigo.