Está tudo bem, para ser triste

É necessário que perceba onde está a tristeza e onde está a doença. Há uma linha tênue que deve ser respeitada e tratada da maneira correta.

Erika Souza

Antes de tudo, quero começar esse post agradecendo as inúmeras mensagens que recebi nesse mês que estive ausente por aqui. Fico feliz em saber que as pessoas curtem minhas postagens e me pedem para continuar blogando aqui.

Ontem a noite fui surpreendida com inúmeras menções de indicação ao prêmio de Melhor Blogueira do Cariri! Poxa isso é muito massa galera. Me senti culpada pela displicência. E pensando em culpa, resolvi melhorar um texto sobre alguns sentimentos meus.

Não sei se é do conhecimento de todos, mas eu fui vítima da depressão. Essa triste e letal doença pode lhe trazer verdades internas que você jamais imaginou antes. Tive ajuda médica e tomei medicamento para hoje poder dizer a vocês que me sinto bem.

Algo que eu tenho muito medo é da tristeza, pois tenho medo do que ela pode se tornar. E é sobre esse sentimento o meu assunto.

Como em todo começo de ano fiz algumas listas. No ano passado eu resolvi ter menos metas e mais resoluções: Ter mais momentos meus, acreditar no místico, concluir ciclos, ser mais grata.

Como com muitas coisas, a vida tornou minhas metas bastante complicadas.

Minha vida tinha começado o ano com uma enxurrada de mudanças: Casa, Cidade, rotina, trabalho, escola das crianças, animais domésticos, clima. Na bagunça, perdi vários dos meus mecanismos habituais de enfrentamento e fiquei compreensivelmente triste (do luto de deixar ir) e ansiosa (de preocupações com o futuro). Como lidar?

Então, eu lembrava das minhas metas: Ter mais momentos meus, acreditar no místico, concluir ciclos, ser mais grata. Eu me tornei bem mais atenta: aos sons, as visões, aos sabores, aos cheiros. Fui tentando viver a cada momento. Então me deparei com uma triste realidade: É muito complicado ser atenta quando você está triste e ansiosa, porque você se torna tão consciente de como vocês está muito triste e muito ansiosa. Você se torna consciente da agonia em seu coração, do aperto em sua garganta, as lágrimas saltam em suas pálpebras. Você percebe a maneira que você tem prendido sua respiração, a rigidez em seus ombros, as dores de cabeça contínuas. Você se toma na cara que está sobrecarregado agora, e mesmo que você repita em mantras “Está tudo bem para ser triste”, “Esta é apenas uma transição”, “Tudo vai ficar bem”, você ainda se sente … triste. E muito ansioso.

Meditação é aclamada como a resposta a tantos problemas, e tem sido testado para pessoas com uma história de depressão. Terapia Cognitiva Baseada na Consciência foi desenvolvida para ajudar pacientes deprimidos. Mas eu não sei se meditação é destinada a ajudar as pessoas que são apenas intensamente triste após uma perda ou transição.

meditação

Talvez, apesar de tudo, apesar das semanas de como me senti fracassada na tentativa de meditar, talvez eu tenha aprendido algo com a prática, afinal. Agora não estou mais sentada com os sentimentos de tristeza ou preocupação, mas simplesmente estou aprendendo a estar viva. Isso é tudo. Quando volto à respiração, agora me lembra que estou viva, e também que estou viva agora. Quando eu me concentro e percebo na minha respiração que nesse momento eu estou viva, sinto um certo alívio. Talvez eu também esteja muito menos triste e ansiosa com o passar do tempo, à medida que começamos a crescer raízes tentativas em nossa nova comunidade, como o desconhecido torna-se um pouco mais familiar a cada dia. Quem sabe.

É necessário que perceba onde está a tristeza e onde está a doença. Há uma linha tênue que deve ser respeitada e tratada da maneira correta.

Muito obrigada a todos que não desistiram dessa bogueira e me impulsionaram a continuar levando esse projeto tão amado a diante!

 

 

 

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